20 abril 2012

Violinistas do séc. XXI

Bonjour! 


Como estão vocês hn? Espero que tão maravilhosos como estou, apesar dessa incômoda dor... Mas dor alguma é o suficiente para me desconcentrar quando se trata da observação da beleza! (contando claro com a ajuda de Deus, quem seria forto o suficiente sem Sua ajuda nee?)

Pois bem,hoje vos trago uma de minhas paixões antigas mescladas à recentes descobertas.


O Violino
O violino descende de antigos instrumentos orientais – o Nefer egípcio, o Ravanastron da India, o Rebab árabe, o R’Jenn Sien dos chineses e mesmo da antiga Lira dos gregos. Por volta do século X surgiram as primitivas violas: primeiro a Viéle de rota utilizada pelos peregrinos em Savoia; depois, progressivamente, a família das Violas que foram atravessando a Idade Média e a Renascença dando origem às Viole “da braccio” e as “da gamba”, conforme eram seguradas entre os braços e ombros ou entre os joelhos respectivamente. Mais tarde esses instrumentos foram adaptados às diversas necessidades de expressão e acústica, levando os fabricantes e os compositores a pesquisarem novas formas e modalidades de instrumentos. A partir da renascença, até o Século XVIII, a genialidade dos “luthiers”(fabricantes de alaúdes – luth – e por extensão aos demais instrumentos de corda) esteve intimamente associada à genialidade dos maiores compositores de suas épocas e às descobertas técnicas dos instrumentista na criação do violino, hoje considerado O Rei dos Instrumentos. A Viola d’Amore, por exemplo, foi utilizada por J.S.Bach na Paixão Segundo S. Mateus e o próprio Bach inventou a Viola Pomposa com 5 cordas para a qual compôs uma das 6 suites hoje executada no violoncelo. Gaspar Duiffopruggar, da Bavária, é considerado o primeiro fabricante de violinos, por volta de 1500, de acordo com a atual concepção que temos do instrumento. Em seguida surgiu, na Itália a Escola de Brescia, fundada por Girolamo Virchi(1548) e Pellegrino da Montichiari(1560). Ao mesmo tempo a construção de instrumentos de arco ia se transferindo para outra cidade italiana, Cremona, com a família Amati(1545), culminando no gênio de Antonio Stradivari(“Stradivarius” em latim) que viveu da última metade do Século XVII até os primeiros 40 anos do Século XVIII. Stradivarius e Guarnierius (Guarnieri del Gesú) legaram ao mundo os violinos mais perfeitos, tanto do ponto de vista acústico quanto no que se refere à beleza plástica. (formas, vernizes, decoração, etc.)





Na minha opnião, o violino foi uma das maiores e melhores invenções do homem, na verdade, acho que sua música é tão profunda que talvez não tenha sido criada pelo homem, mas isso é outro caso.
O meu foco mesmo, era apresentar-lhes esses dois artistas maravilhosos:



                            

                                   Alexander Rybak                                        Lindsey Stirling




Alexander Rybak nasceu a 13 de Maio de 1986 em Minsk, na Bielorrússia. Violinista, cantor, compositor e actor, vive actualmente na Noruega, para onde se mudou quando tinha apenas quatro anos. -Last FM



Lindsey Stirling (nascido em 21 de setembro de 1986) É uma violinista americana, artista performática e compositora. Stirling tem estado em vários concursos nacionais e é caracterizada pela sua versatilidade tocando música. - Last FM

Devo dizer que ambas as musicas são viciantes, o que me faz lembrar de uma outra ótima artista. Face the Wall da Emilie Autumn é uma destas músicas com violino que penetram dos ouvidos direto para o coração. Confira:
              

Espero que tenham gostado!
Au revoir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário